INTENSIDADE TECNOLÓGICA DAS TRANSAÇÕES EXTERNAS BRASILEIRAS (2005-2015): UMA ANÁLISE REGIONAL

Autores

  • Francisco Laercio Pereira Braga UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE
  • Maria Cristina Pereira de Melo Universidade Federal do Ceará (UFC)/Departamento de Teoria Econômica

Resumo

O artigo analisa a trajetória do comércio exterior brasileiro em perspectiva regional, notadamente o desempenho das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, sob a ótica dos grupos de produtos segundo intensidade tecnológica no período de 2005 e 2015. Para tanto, utilizaram-se indicadores de comércio exterior, tais como saldo da balança comercial, corrente de comércio, Market-Share, grau de abertura, taxa de cobertura relativa das importações, vantagem comparativa revelada e coeficiente de especialização dos grupos de produtos estratificados segundo conteúdo tecnológico. Os resultados mostram que a região Sudeste possui estrutura produtiva mais diversificada que as demais, porém suas exportações estão centradas, principalmente, nos produtos de baixa e média baixa intensidade tecnológica. Notou-se, também, concentração das exportações sulistas em produtos pertencentes ao grupo de baixa intensidade tecnológica. Na região Nordeste, percebeu-se que as vendas dos produtos pertencentes aos grupos de baixa e média alta intensidades elevaram-se no período conquistando fatias expressivas do mercado externo regional, devido, principalmente, aos aportes de investimentos e à implantação de programas de incentivo à produção do setor industrial dos principais estados exportadores. A forte concentração das vendas externas regionais nos setores de menor conteúdo tecnológico reflete a realidade brasileira na medida em que a maior taxa de inovação empresarial está associada a empresas pertencentes a esses setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Laercio Pereira Braga, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE

PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. PERTENCENTE AO CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

Maria Cristina Pereira de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)/Departamento de Teoria Econômica

Pós-doutor em Economia pela Université de Paris XIII, doutor em Sciences Economiques pela Université de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará .Membro do Grupo de Pesquisa Região Indústria e Competitividade - RIC (UFC/CNPq).

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

BRAGA, F. L. P.; MELO, M. C. P. de. INTENSIDADE TECNOLÓGICA DAS TRANSAÇÕES EXTERNAS BRASILEIRAS (2005-2015): UMA ANÁLISE REGIONAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 314–335, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/204. Acesso em: 20 abr. 2024.
Share |