https://revistaaber.org.br/rberu/issue/feed Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos 2025-03-12T14:49:27-03:00 Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos aber.revista@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER). A Revista tem por objetivo publicar trabalhos de alta qualidade e que representam contribuição científica no campo da ciência regional, com ênfase para estudos sobre a realidade brasileira. Também são bem-vindos trabalhos sobre a realidade de outros países. A Revista recepciona artigos que apresentem rigorosa fundamentação teórica e aplicação de métodos e modelos empíricos, nos quais as dimensões regional ou urbana são incorporadas como elemento relevante do desenvolvimento econômico.</p> <p>A RBERU está indexada no <em>Research Papers in Economics</em> (RePEc), <em>Journal of Economic Literature</em> (EcoLit), <em>Directory of Open Access Journals</em> (DOAJ), <em>Google Scholar</em>, Periódicos CAPES e Latindex.</p> <p>© Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos</p> <p>Online ISSN: 2447-7990</p> <p> </p> https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/947 Determining variables for transport mode choice: An integrated and descriptive analysis in the São Paulo Metropolitan Area, Brazil 2024-01-18T17:08:35-03:00 Luciana Leiriao lucianaleiriao@gmail.com Simone Georges El Khouri Miraglia simone.miraglia@unifesp.br <p>Entender como as pessoas escolhem se deslocar pode subsidiar estratégias para meios de transporte mais sustentáveis. Estudos desse tipo concentram-se em países desenvolvidos, onde existem mais opções de modais. Com base nos dados da pesquisa origem-destino, investigou-se como as distâncias de acesso e egresso, a posse de automóvel, o nível socioeconômico e a distância da viagem influenciam a escolha por modal de transporte na Região Metropolitana de São Paulo. 81% das viagens realizadas por transporte sobre trilhos possuem tanto a origem quanto o destino próximos a uma estação. A posse de automóvel promove seu uso, no entanto isso também é influenciado pelo nível socioeconômico. Por fim, automóveis são preferidos em viagens curtas e o transporte sobre trilhos em viagens longas. Este estudo indica que o acesso ao transporte sobre trilhos pode promover a mudança para esse modal, encorajando políticas de expansão, que costumam ser despriorizadas devido aos elevados custos associados.</p> 2025-03-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 ABER https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1012 Colombian agricultural sector and armed conflict (2007 - 2022): An empirical analysis 2024-01-18T16:05:58-03:00 Daniel Andrés Mosquera daniel.andres.mosquera@correounivalle.edu.co Nadja Simone Menezes Nery de Oliveira nadja.menezes@correounivalle.edu.co Pery Francisco Assis Shikida pery.shikida@unioeste.br <p>Este artigo propõe empiricamente um modelo de dados de painel desequilibrado de efeitos aleatórios para o total de municípios da Colômbia em um período entre 2007 e 2022, que analisa o impacto do conflito armado sobre a produção agrícola, controlando por municípios ZOMAC, acordo pós-paz e área semeada. Os resultados mostram que a produção é afetada negativamente por 0,008% para cada 1% de vítimas adicionais de conflito nos municípios a cada ano; a análise é realizada ciclo de culturas, onde as culturas transitórias são os mais afetados em face do conflito. Por outro lado, o modelo econométrico inclui o parâmetro Differences-in-Differences para estimar o efeito pós-acordos, entre o Estado colombiano e as FARC, na produção agrícola. Os resultados mostram que, num cenário de paz, a produção agrícola cresce 0,07% ao ano.</p> 2025-03-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 ABER https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1121 Hedonic pricing model for ultra-high-temperature milk market in Juiz de Fora – Brazil 2024-09-03T10:23:40-03:00 Weslem Rodrigues Faria weslem.faria@ufjf.br Glauco Rodrigues Carvalho glauco.carvalho@embrapa.br Juliana Mota Monteiro da Silva ju__mms@hotmail.com Guilherme Fonseca Travassos travassosgf@hotmail.com <p>A indústria de laticínios é uma das principais no setor brasileiro de alimentação e o leite UHT tem ganhado importância nas vendas de leite fluido, sendo comercializado com diferentes teores de gordura, adição de vitaminas e minerais e embalagem. Este estudo tem como objetivo estimar um modelo de preços hedônicos para o leite UHT no mercado de Juiz de Fora, Brasil, observando os prêmios associados às características da embalagem, à presença de nutrientes adicionados, ao teor de gordura, às redes de supermercados e à localização. Foram utilizados dados para o ano de 2016, que foram coletados em todos os supermercados do município. O modelo mais robusto revelou um prêmio de preço sobre o produto básico, com acréscimos de +0,44 R$/litro (+12,31%) para a tampa de rosca, +2,38 R$/litro (+51,88%) para o ferro, +0,89 R$/litro (+21,06%) para o cálcio, +2,10 R$/litro (+46,28%) para o atributo sem lactose, e +0,27 R$/litro (+7,22%) para o leite semidesnatado. Essas evidências podem ser de interesse para a indústria de laticínios, orientando estratégias de portfólio de produtos, considerações de participação de mercado e avaliações de rentabilidade.</p> 2025-03-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 ABER https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1132 Desigualdade de oportunidade de gênero: Impacto do Programa de Liderança Feminina sobre a ocupação de cargos de gestão 2025-02-07T08:40:16-03:00 Jeane Sampaio Saraiva jeanesampaiobb@gmail.com Francisca Zilania Mariano zilania@ufc.br Celina Santos de Oliveira oli.celina@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo analisar a probabilidade de mulheres de uma instituição financeira ocuparem um cargo de gestão e verificar o impacto do Programa de Liderança Feminina na ocupação do cargo de gerência. Nesse sentido, é utilizada uma amostra, disponibilizada pela instituição, contendo informações socioeconômicas dos funcionários em 2017 e 2022. A partir destes dados, estimaram-se os modelos econométricos Logit e Changes-in- Changes (CIC) com IPTW. No primeiro modelo, para o ano de 2017 e 2022, foi estimado que de um total de 45.774 mulheres na instituição, em 2017, aproximadamente 6.088 mulheres deixaram de assumir cargos de gerência devido às desigualdades de gênero e em 2022, esse número reduziu para 5.675, representando uma redução de aproximadamente 7% nessa disparidade. Os resultados do modelo CIC mostram que o impacto foi positivo sobre a probabilidade de assumir cargo de gerência, aumentando a participação das mulheres que estavam no programa em 8,5 pontos percentuais. Em números absolutos, estima-se que o programa ajudou 9 mulheres adicionais a ocuparem cargos de gerência, das 122 participantes.</p> 2025-03-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 ABER https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1134 O comprometimento do salário-mínimo pela cesta básica alimentar no Brasil: Evolução e assimetrias regionais 2024-11-25T09:09:56-03:00 Alex Nascimento dos S. De Alcântara alex.santos@santana.ufal Ana Urraca - Ruiz anaurracaruiz@id.uff.br Anderson Moreira Aristides dos Santos anderson_moreira_aristides@hotmail.com <p>Este estudo avalia as disparidades regionais no Brasil entre 2000 e 2023 em relação ao comprometimento do Salário Mínimo (SM) pela Cesta Básica Alimentar (CBA), buscando discutir a eficácia do SM na garantia dos direitos constitucionais. Foi utilizado um modelo de regressão loglog, com a CBA como variável dependente e o SM e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como variáveis independentes. Os resultados mostram uma redução no comprometimento em todas as regiões ao longo do tempo, embora ainda elevado, em torno de 50%. No Nordeste, esse percentual é mais baixo, evidenciando desigualdades regionais. Um aumento de 1% no SM reduz o comprometimento em 0,34% (MQ2E) e 0,5% (MQO), com maiores impactos no Norte e menores no Nordeste. Reajustes do SM têm efeitos desiguais entre regiões, e políticas deveriam considerar vulnerabilidades regionais para mitigar desigualdades no acesso à CBA.</p> 2025-03-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 ABER https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1138 The determinants of expenditures with utilities in Brazilian households 2024-10-21T10:36:36-03:00 João Augusto Barcellos Lins joao.lins@ufv.br Alexandre Bragança Coelho acoelho@ufv.br Guilherme Fonseca Travassos travassosgf@hotmail.com <p>Este estudo fornece uma análise sobre os determinantes do dispêndio com per capita com serviços habitacionais nos domicílios brasileiros. A partir de microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), utilizou-se uma estimação em dois estágios: no ´primeiro estágio, foi estimado um modelo probit para determinar a probabilidade do domicílio adquirir o serviço habitacional; no segundo estágio, estimou-se as curvas de Engel utilizando um modelo de regressões aparentemente não relacionadas (SUR). Os resultados demonstraram que características indivíduais do responsável pelo domicílio tem baixa influência nos dispêndios com serviços de saneamento. Por outro lado, o tamanho da família tem um efeito negativo no dispêndio per capita em todos os serviços avaliados, em todas as faixas de renda, sendo que o ganho de escala é maior nos domicílios com rendas maiores. O estudo evidencia a importância dos fatores sociodemográficos como determinantes do dispêndio domiciliar, além de fornecer informações importantes e relevantes para os setores público e privado buscarem soluções para as heterogeneidades e desigualdades no acesso aos serviços habitacionais no Brasil.</p> 2025-03-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 ABER