Relação desigualdade-renda no Brasil e em suas regiões: hipóteses da curva de Kuznets e do “N” para indicadores municipais em múltiplas dimensões

Autores

  • Luis Gustavo Nascimento de Paula Universidade Federal do Paraná
  • Carlos César Santejo Saiani Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Desigualdade multidimensional, Crescimento econômico, Dados em painel

Resumo

Pobreza e desigualdade são fenômenos multidimensionais. Considerando esse argumento e as informações dos municípios brasileiros de 2000 e 2010, os objetivos do presente estudo foram: avaliar a existência de desigualdades em outras dimensões, além da renda, e investigar suas respectivas dinâmicas em função do nível de renda per capita. Para tanto, foram calculados indicadores municipais de desigualdade em “múltiplas dimensões” e testadas três hipóteses: i) desigualdades nas dimensões trabalho, educação, saúde, habitação e mobilidade urbana seriam correlacionadas à distribuição da renda, mas esta não seria o único determinante; ii) as relações entre os indicadores de desigualdade e o crescimento econômico teriam o formato de um “U-invertido”, como advoga a hipótese da Curva de Kuznets (CK); ou iii) o formato próximo a um “N”, conforme defendem trabalhos mais recentes que contestam a CK. As hipóteses foram testadas por meio de análises descritivas e, principalmente, estimações econométricas em painel e cross-section. Os resultados, no geral, corroboraram a primeira e a terceira hipóteses, sinalizando que o crescimento econômico nem sempre é equitativo e que a desigualdade é um fenômeno multidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Nascimento de Paula, Universidade Federal do Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE), Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Carlos César Santejo Saiani, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituo de Economia e Relações Internacionais (IERI), Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

DE PAULA, L. G. N.; SAIANI, C. C. S. Relação desigualdade-renda no Brasil e em suas regiões: hipóteses da curva de Kuznets e do “N” para indicadores municipais em múltiplas dimensões. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 45–72, 2019. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/372. Acesso em: 19 abr. 2024.
Share |