Eficiência no gerenciamento público com a saúde para os municípios cearenses

Autores

  • Erivelton de Souza Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Eficiência, IFDM-Saúde, Ceará

Resumo

Embora a saúde seja fundamental e colabore diretamente para outras prioridades sociais como bem-estar, educação, produtividade e desenvolvimento econômico, o estado do Ceará tem convivido com diferentes problemas concernentes à infraestrutura no segmento. Como os recursos públicos disponibilizados para o cumprimento das demandas populacionais são limitados, torna-se relevante que o setor público procure formas mais eficientes de gerenciá-los. Neste sentido, este estudo pretende mensurar os escores de eficiência técnica e de escala do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) na área da saúde para os municípios cearenses e agregar tais níveis de eficiência segundo mesorregiões, PIB per capita e em termos populacionais. Para atender a esses objetivos, empregou-se o modelo de Data Envelopment Analysis (DEA) para 162 municípios cearenses, utilizando dados de natureza secundária para o ano de 2013. Os resultados indicam que parcela majoritária dos municípios cearenses apresentou problema quanto à escala de produção, sendo resultante da presença de retornos decrescentes à escala. Verificou-se também que não necessariamente os municípios localizados em regiões mais desenvolvidas, com maiores PIB per capita e tamanhos populacionais, estão gerenciando seus recursos da forma mais eficiente possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivelton de Souza Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Dra. em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade
de São Paulo e Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

NUNES, E. de S.; SOUSA, E. P. de. Eficiência no gerenciamento público com a saúde para os municípios cearenses. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 98–118, 2019. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/401. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |