Sobre a Revista

Objetivos e Escopo

A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER). A revista tem por objetivo publicar trabalhos de alta qualidade e que representam contribuição científica no campo da ciência regional, com ênfase para estudos sobre a realidade brasileira. Também são bem-vindos trabalhos sobre a realidade de outros países. A revista recepciona artigos que apresentem rigorosa fundamentação teórica e aplicação de métodos e modelos empíricos, nos quais as dimensões regional ou urbana são incorporadas como elemento relevante do desenvolvimento econômico.

Considerando a interface regional e urbana, os temas de interesse da revista, de forma não necessariamente exclusiva, são: teoria, métodos e modelos; localização e concentração das atividades econômicas; econometria e análise estatística espacial; crescimento e desenvolvimento regional; crescimento e desenvolvimento urbano; infraestrutura; estudos metropolitanos; meio ambiente e recursos naturais; turismo e indústrias culturais; uso da terra no espaço urbano e rural; empreendedorismo e inovação; políticas sociais e pobreza; mercado de trabalho; e finanças públicas.

A revista é publicada trimestralmente pela ABER – Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (www.brsa.org.br).

 

Processo de Avaliação

Os artigos submetidos para a revista são avaliados por pelo menos dois consultores 'ad hoc' no sistema de double-blind peer review. Com base nos pareceres, o Comitê Editorial aceitará, rejeitará ou solicitará alterações no artigo submetido. No caso de pareceres conflitantes, os artigos são avaliados por um terceiro consultor.

Inicialmente, a equipe editorial verifica a conformidade do artigo com as normas de submissão e os editores avaliam a adequação do artigo com respeito aos requisitos abaixo relacionados que na visão da Revista devem ser satisfatoriamente preenchidos previamente ao início do processo de avaliação por pares:

1. Clareza do problema de pesquisa, hipóteses, justificativa e contribuição do trabalho na área de interesse da revista (ciência regional e/ou urbana).

2. Adequada caracterização da relevância do problema de pesquisa no contexto da literatura e da área de interesse da revista.

3. Rigorosa fundamentação teórico-empírica e revisão da literatura conectada com a ciência regional e urbana.

4. Adequação da estratégia da investigação empírica no contexto do problema e objetivos da pesquisa.

5. Referências atualizadas e conectadas com a literatura da área e/ou dialogando com as publicações da revista.

Nesta etapa, o artigo poderá ser rejeitado pelos editores caso seja avaliado que os requisitos não são satisfatoriamente atendidos pela submissão, tanto parcialmente quanto integralmente. Os autores são devidamente comunicados quanto à decisão no caso de rejeição nesta etapa.

A revista também se reserva ao direito de não aceitar a submissão de trabalho cuja autoria ou coautoria seja de pessoa que tenha negado pelo menos dois convites consecutivos para atuar como parecerista da revista.

 

Periodicidade

A revista é publicada trimestralmente.

 

Indexação

Os artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) são indexados nos seguintes serviços de indexação:

Research Papers in Economics (RePEc)

Journal of Economic Literature (EcoLit)

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Google Scholar

Periódicos CAPES

Latindex

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O conteúdo publicado pela Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) adota a licença Creative Commons CC-BY.

 

Ética na Publicação

A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) tem o compromisso de manter o mais alto nível de integridade do conteúdo publicado.

Para garantir a transparência nas pesquisas e os princípios de conduta ética e profissional: (i) A autoria dos artigos deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para o estudo; (ii) Os autores devem estar preparados para fornecer acesso público aos dados relacionados ao artigo; (iii) Os autores devem notificar o editor da revista quando descobrir um erro significativo ou imprecisão em seu estudo mesmo que já publicado; (iv) Os editores não aceitarão publicar artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma publicação (exceto para dissertação ou tese acadêmica, artigo publicado em anais ou texto para discussão); (v) A submissão de um artigo implica que o trabalho não está sendo considerado para publicação em outro periódico e que, se aceito, não será publicado em outro lugar; (vi) Os editores farão verificações de plágio nos manuscritos. Os artigos são verificados pelo serviço de detecção de originalidade Crossref Similarity Check; (vii) Os autores, revisores e editores da Revista devem declarar conflitos de interesse que influenciam indevidamente suas ações.

A revista segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) - https://publicationethics.org/guidance/Guidelines - nos seus princípios sobre como lidar com atos de conduta indevida. Esta Revista se compromete a investigar alegações de má conduta antes e depois da publicação, a fim de garantir a integridade da pesquisa.

 

Taxas

Nenhuma taxa ou cobrança é exigida durante a submissão e/ou publicação de manuscritos na revista.

 

Arquivamento

A Preservation Network PKP fornece o serviço de preservação dos metadados das publicações para a Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Os sistemas LOCKSS e CLOCKSS garantem um arquivo seguro e permanente para a revista.

 

Fontes de Apoio

Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (www.brsa.org.br).