Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. O artigo será rejeitado caso seja verificado condição passível de caracterização como autoplágio.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (preferencialmente) ou PDF.
  • O texto deve ser digitado em tamanho de papel A4, formatado em espaço simples, margens 2 cm, fonte 12, Times New Roman, limitando-se a 20 páginas, incluindo notas-de-rodapé, referências e anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e formatação das referências bibliográficas descritos em Diretrizes para Autores (ver abaixo).
  • O arquivo de submissão não possui nenhuma informação que identifique a autoria do artigo.
  • Resumo (Abstract) com no máximo 150 palavras; três palavras-chave (Keywords) e Classificação JEL.
  • O cadastrado no Open Researcher and Contributor ID (ORCID) de todos os autores da submissão deve ser informado na plataforma da Revista.
  • Atendimento das demais diretrizes para autores abaixo relacionadas.

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos é um periódico de publicação trimestral. O autor interessado em publicar seu artigo deve submetê-lo para avaliação conforme as normas da revista.

Antes de realizar a submissão, é recomendado aos autores verificar a adequação do artigo quanto ao atendimento dos requisitos da política editorial da RBERU no que diz respeito a etapa inicial do Processo de Avaliação realizada pelos Editores (ver sessão "Sobre a Revista"). Os artigos poderão ser rejeitados caso não atendam satisfatoriamente (parcial ou integralmente) esses requisitos conforme a avaliação dos Editores.

1. A revista não cobra taxa de submissão e/ou de avaliação, como também não remunera autores e avaliadores.

2. A submissão de um artigo implica que o trabalho é original e que não foi publicado anteriormente (exceto para publicação na forma de resumo, publicação como tese acadêmica, publicação como texto para discussão). Os artigos são verificados pelo serviço de detecção de originalidade Crossref Similarity Check. O artigo será rejeitado caso seja verificado condição passível de caracterização como plágio ou autoplágio. A submissão de um artigo implica que o trabalho não está sendo considerado para publicação em outro periódico e que, se aceito, não será publicado em outro lugar.

3. Os trabalhos podem ser submetidos em uma das seguintes línguas: português e inglês.

4. Os textos submetidos são incialmente examinados pelos Editores, que avaliam se o tema e abordagem teórica ou empírica estão em consonância com o foco da Revista e suas exigências de qualidade, como também se seguem as normas para publicação abaixo descritas. Nessa fase, o artigo poderá ser recusado.

5. Após o exame prévio pelos Editores, o trabalho é encaminhado aos avaliadores no sistema double blind peer review. Neste sistema os autores e avaliadores não são identificados em nenhuma fase da avaliação. Assim, antes de submeter o arquivo, exclua o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho submetido. A decisão dos avaliadores é registrada em pareceres, que são enviados aos autores, mantendo-se em sigilo os nomes desses avaliadores.

6. Cada artigo poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.

7. Os autores têm direito de submeter no máximo 2 (dois) artigos por ano à RBERU, seja como primeiro autor ou como co-autor.

8. O texto deve ser redigido preferencialmente em formato Word, em tamanho de papel A4, formatado em espaço simples, margens 2 cm, fonte 12, Times New Roman, limitando-se a 20 páginas, incluindo notas-de-rodapé, referências e anexos. No caso de submissão em formato PDF, os autores podem ser solicitados a providenciar arquivo em formato Word. As propriedades de identificação do arquivo devem ser removidas pelos autores.

9. Os artigos devem apresentar, em português e em inglês: título; resumo (Abstract), com no máximo 150 palavras; três palavras-chave (Keywords) e Classificação JEL.

10. As referências devem ser formatadas conforme as normas da APA – American Psychological Association. As citações bibliográficas devem ser indicadas no próprio texto, contendo entre parênteses o sobrenome do autor, ano da publicação e, se for o caso, o número da página citada. 

11. As referências completas deverão ser reunidas no fim do texto em ordem alfabética.

12. As fórmulas matemáticas e as notas-de-rodapé devem ser numeradas sequencialmente. As notas-de-rodapé devem ser evitadas e, se necessário, seu uso deve ser parcimonioso e objetivo, contendo somente informações complementares ao texto.

13. As ilustrações — tabelas, quadros, gráficos — devem ser numeradas e trazer legendas. Sempre indicar a fonte das ilustrações. Caso sejam elaboradas pelo autor, escrever: “Fonte: Elaboração própria”.

14. É de responsabilidade do autor providenciar a revisão gramatical e textual do trabalho, bem como a formatação das referências conforme as normas da APA. Isso deve ser feito antes da submissão do trabalho para avaliação.

15. As submissões devem ser feitas on-line. Para iniciar o processo de submissão de artigos clicar em "Enviar Submissão" na página principal da revista, depois clicar em "Fazer nova submissão" acessando o site com seu login e senha. A seguir, inicie a submissão do artigo seguindo os passos indicados pelo sistema. Por este site, é possível acompanhar o progresso do seu artigo dentro do processo editorial. 

16. Ao submeter o artigo, devem ser preenchidas as seguintes informações para cada autor: nome completo, ORCID, e-mail, instituição/afiliação.

17. Todos os autores e co-autores devem ser cadastrados no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). O cadastro para geração do ORCID pode ser feito gratuitamente em https://orcid.org.

18. Após a primeira rodada de avaliação, os autores terão 30 dias para apresentar a versão modificada e carta resposta aos avaliadores. A carta resposta deve expor de forma clara e objetiva os ajustes realizados no texto, incluindo sua localização (parágrafo e página). Os artigos que não cumprirem esse prazo podem ser arquivados e, caso sejam submetidos novamente, terão que iniciar o processo de avaliação seguindo as normas da revista.

19. Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores deverão disponibilizar os seguintes arquivos:
      i. Artigo no formato LaTeX, com o código elaborado para leitura no MiKTex;
     ii. Referências bibliográficas no padrão BibTex;
    iii. Figuras com elevada qualidade de resolução de imagem;
    iv. Planilha eletrônica com todas as tabelas.

A revista dispõe o template para o formato em LaTeX por meio deste link: template LaTeX revista ABER

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