O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. O artigo será rejeitado caso seja verificado condição passível de caracterização como autoplágio.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou PDF.
  • O texto deve ser digitado em tamanho de papel A4, formatado em espaço simples, margens 2 cm, fonte 12, Times New Roman, limitando-se a 20 páginas, incluindo notas-de-rodapé, referências e anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e formatação das referências bibliográficas descritos em Diretrizes para Autores.
  • O arquivo de submissão não possui nenhuma informação que identifique a autoria do artigo.
  • Resumo (Abstract) com no máximo 150 palavras; três palavras-chave (Keywords) e Classificação JEL.
  • O cadastrado no Open Researcher and Contributor ID (ORCID) de todos os autores da submissão deve ser informado na plataforma da Revista.

A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos é um periódico de publicação trimestral. O autor interessado em publicar seu artigo deve submetê-lo para avaliação conforme as normas da revista.

 

Recomenda-se que os autores também verifiquem a adequação do artigo quanto ao atendimento dos requisitos da política editorial da RBERU no que diz respeito a etapa inicial do Processo de Avaliação realizada pelos Editores (ver sessão "Sobre a Revista"). Os artigos poderão ser rejeitados caso não atendam satisfatoriamente (parcial ou integralmente) esses requisitos conforme a avaliação dos Editores.

 

1. A revista não cobra taxa de submissão e/ou de avaliação, como também não remunera autores e avaliadores.

2. Aceitam-se submissões de trabalhos originais, inéditos, e que não tenham sido submetidos para outras revistas. O artigo será rejeitado caso seja verificado condição passível de caracterização como plágio ou autoplágio.

3.Os trabalhos podem ser submetidos em uma das seguintes línguas: português e inglês.

4. Os textos submetidos são incialmente examinados pelos Editores, que avaliam se o tema e abordagem teórica ou empírica estão em consonância com o foco da Revista e suas exigências de qualidade, como também se seguem as normas para publicação abaixo descritas. Nessa fase, o artigo poderá ser recusado.

5. Após o exame prévio pelos Editores, o trabalho é encaminhado aos avaliadores no sistema double blind peer review. Neste sistema os autores e avaliadores não são identificados em nenhuma fase da avaliação. Assim, antes de submeter o arquivo, exclua o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho submetido. A decisão dos avaliadores é registrada em pareceres, que são enviados aos autores, mantendo-se em sigilo os nomes desses avaliadores.

6. Cada artigo poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.

7. Os autores têm direito de submeter à RBERU 2 (dois) artigos por ano, seja como primeiro autor ou como co-autor.

8. O texto deve ser digitado em tamanho de papel A4, formatado em espaço simples, margens 2 cm, fonte 12, Times New Roman, em formato Word, OpenOffice ou PDF, limitando-se a 20 páginas, incluindo notas-de-rodapé, referências e anexos.

9. Os artigos devem apresentar, em português e em inglês: título; resumo (Abstract), com no máximo 150 palavras; três palavras-chave (Keywords) e Classificação JEL.

10. Os trabalhos devem ser formatado conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. As citações bibliográficas devem ser indicadas no próprio texto, contendo entre parênteses o sobrenome do autor, ano da publicação e, se for o caso, o número da página citada. Por exemplo: “Conforme Leontief (1953, p. 30), [...]” ou “(LEONTIEF, 1953, p. 39)”. As notas-de-rodapé devem ser evitadas e, se necessário, seu uso deve ser parcimonioso e objetivo, contendo somente informações complementares ao texto.

11. As referências completas deverão ser reunidas no fim do texto em ordem alfabética.

Exemplo:

Isard, W. (1983). Methods of Interregional and Regional Analysis. United Kingdom: Ashgate.

Perobelli, F. S.; Ferreira, P. G. C.; Faria, W. R. (2007). Análise de Convergência Espacial no Estado de Minas Gerais: 1975-2003. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 1(1): 1-25.

Figueiredo, L.; Noronha, K. V.; Andrade, M. V.  (2003). Os Impactos da Saúde sobre o Crescimento Econômico na Década de 90: Uma Análise para os Estados. Belo Horizonte: Cedeplar. (Texto para Discussão, n. 219).

IBGE. (2022). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores Sociais Municipais: Uma Análise dos Resultados do Universo do Censo Demográfico. IBGE, Rio de Janeiro.

 

12. As fórmulas matemáticas e as notas-de-rodapé devem ser numeradas sequencialmente.

13. As ilustrações — tabelas, quadros, gráficos — devem ser numeradas e trazer legendas. Sempre indicar a fonte das ilustrações. Caso sejam elaboradas pelo autor, escrever: “Fonte: Elaboração própria”.

14. É de responsabilidade do autor providenciar a revisão gramatical e textual do trabalho, bem como a formatação das referências conforme as normas da ABNT. Isso deve ser feito antes da submissão do trabalho para avaliação.

15. As submissões devem ser feitas on-line. Para iniciar o processo de submissão de artigos clicar em "Enviar Submissão" na página principal da revista, depois clicar em "Fazer nova submissão" acessando o site com seu login e senha. A seguir, inicie a submissão do artigo seguindo os passos indicados pelo sistema. Por este site, é possível acompanhar o progresso do seu artigo dentro do processo editorial. 

16. Ao submeter o artigo preencher as informações para cada autor: nome completo, ORCID, e-mail, instituição/afiliação.

17. Todos os autores e co-autores devem ser cadastrados no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). O cadastro para geração do ORCID pode ser feito gratuitamente em https://orcid.org.

18. Após a primeira rodada de avaliação, os autores terão 30 dias para apresentar a versão modificada e carta resposta aos avaliadores. A carta resposta deve expor de forma clara e objetiva os ajustes realizados no texto, incluindo sua localização (parágrafo e página). Os artigos que não cumprirem esse prazo serão arquivados e, caso sejam submetidos novamente, terão que iniciar o processo de avaliação seguindo as normas da revista.

19. Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores deverão disponibilizar os seguintes arquivos:
      i. Artigo no formato LaTeX
     ii. Referências bibliográficas no padrão BibTex
    iii. Figuras com elevada qualidade de resolução de imagem.
    iv. Planilha eletrônica com todas as tabelas.