Impactos econômicos da construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso: Uma análise Insumo-Produto
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v18i4.1083Palavras-chave:
Transporte ferroviário de cargas, Matriz Insumo-Produto, Choques de demanda, Mato GrossoResumo
Este artigo utiliza a metodologia de Insumo-Produto para avaliar os impactos econômicos da construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, com foco em sua fase de implementação. A análise estima os efeitos de um choque de demanda, decorrente de um investimento de R$8,12 bilhões, em variáveis-chave como Valor Bruto da Produção (VBP), Valor Adicionado Bruto (VAB), empregos e salários. Os resultados indicam um aumento significativo de 6,37% no VBP, 6,97% no VAB, 8,10% nas ocupações e 6,50% nos salários. A metodologia insumo-produto demonstrou que o setor de construção foi o principal beneficiado, absorvendo 76,47% dos recursos, seguido pelos setores de comércio e serviços. Além dos efeitos diretos, foram identificados impactos indiretos e induzidos significativos, destacando a importância estratégica da ferrovia para a infraestrutura logística do estado, especialmente no escoamento de commodities agrícolas. Este estudo oferece subsídios para políticas públicas que buscam promover o desenvolvimento socioeconômico regional por meio de investimentos em transporte ferroviário.
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