Qualidade do gasto público destinado à educação básica nos municípios do Corede Médio Alto Uruguai (2008-2021)
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v18i4.1113Palavras-chave:
Investimento em educação, Educação básica, Qualidade do gasto público, Desenvolvimento regional, Eficiência relativaResumo
Em um cenário de restrição de recursos públicos, a forma de aplicação e os resultados gerados são fundamentais à qualidade do gasto. Na educação básica, entretanto, os recursos públicos não necessariamente têm refletido na melhoria da qualidade do serviço prestado. Essa hipótese fundamentou o objetivo de analisar o nível de eficiência do gasto público dirigido à educação básica do Ensino Fundamental nos municípios do COREDE Médio Alto Uruguai, entre 2008 e 2021, a partir do emprego da Data Envelopment Analysis (DEA). Em termos de resultados, considerando os sete biênios analisados, as séries iniciais e finais, a média de municípios eficientes foi de 59,18% e 57,82%, respectivamente. Em ambas as análises, verificou-se a presença de praticamente os mesmos municípios nas extremidades da classificação, definidos como mais e menos eficientes. Ainda, os melhores resultados não apresentaram relação com o maior emprego de recursos públicos, dado que os municípios que possuem maiores gastos não figuram nas primeiras posições da eficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.