ESTUDO SOBRE UM RANKING MUNICIPAL DE EFICIÊNCIA ESCOLAR EM MINAS GERAIS
Resumo
Este artigo propõe uma nova forma de avaliar a educação pública, utilizando o método de análise envoltória de dados o Data Envelopment Analysis (DEA) e empregando uma ampla base de provas disponibilizada pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) e o Censo Educacional MEC/INEP 2003. O resultado é um ranking que enumera as cidades mineiras com respeito à eficiência educacional ofertada nos municípios e permite concluir sobre as direções para a melhoria da eficiência educacional das escolas públicas de Minas Gerais. Além disso, o trabalho caminha em linha com outros estudos paralelos sobre a avaliação do desempenho escolar, mas ressalta aspectos geralmente não abordados pelas demais pesquisas. Dentre os resultados, temos que escolas localizadas nas mesoregiões do estado onde há mais abundância de recursos educacionais possuem chance maior de serem mais eficientes e prestarem um ensino de maior qualidade. Porém, existem bons exemplos de desempenho em regiões mais carentes. Em termos gerais, os resultados do produto educacional do estado podem melhorar bastante se um maior nível de eficiência para as escolas estaduais for alcançado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.