HIERARQUIA URBANA E SITUAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Resumo
O perfil da Receita Orçamentária de um município brasileiro está intimamente relacionado ao seu papel na rede urbana, isso porque as principais fontes de receitas próprias dos municípios, como o Imposto sobre Serviços, o Imposto Territorial Urbano, além das transferências recebidas dos estado e da União, relacionam-se diretamente com o porte da economia urbana local. Nesse contexto, quanto maior for o papel de pólo regional de um município, menor será sua dependência dos repasses da União e maior a sua capacidade de gerar recursos próprios. Este artigo apresenta uma classificação da situação fiscal dos municípios brasileiros em relação à sua oferta de serviços, a partir de técnicas da Estatística Multivariada - Análise de Componentes Principais e Análise de Agrupamentos (Cluster).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-06
Como Citar
PINHEIRO, T. C. HIERARQUIA URBANA E SITUAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/30. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.