COMPARANDO AS FONTES DE REDUÇÃO DA POBREZA ENTRE O NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL DE 1995 A 2005
Resumo
Com a estabilização da economia brasileira após a implantação do Plano-Real, assistiu-se a uma tendência de queda acentuada nas taxas de pobreza nos diversos estados brasileiros. Entretanto, a magnitude dessas reduções ocorreu de forma dife-renciada entre eles, especialmente quando se compara o movimento ocorrido entre os estados do nordeste vis-à-vis ao do sudeste do país. As políticas que possam ser responsáveis por tais alterações são normalmente relacionadas àquelas que promovam o crescimento da renda e/ou redução da desigualdade. Assim, utilizando a metodolo-gia de decomposição das fontes de “crescimento pró-pobre” apresentada em Kraay (2004), este artigo examina a importância de cada fonte para os estados nessas regiões entre 1995 e 2005. Um dos resultados mais importantes verificados foi que no Nor-deste, o crescimento da renda tem sido relativamente mais importante que a redução da desigualdade. Por outro lado, no Sudeste, o componente desigualdade ganha mais importância quando comparado ao Nordeste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
BARRETO, F. A.; FRANCA, J. M.; MANSO, C. A. COMPARANDO AS FONTES DE REDUÇÃO DA POBREZA ENTRE O NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL DE 1995 A 2005. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/41. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.