A LOGÍSTICA INDUSTRIAL DE VIRACOPOS COMPROMETIDA PELA FALTA DE VISÃO SISTÊMICA DOS TRANSPORTES NO BRASIL

Autores

  • Josmar Cappa Doutor em Economia e Pós-Doutor pelo Instituto de Geociências pela Unicamp e Professor e Pesquisador na Faculdade de Ciência Econômica da PUC Campinas
  • Thais Villas Boas Discente da Faculdade de Ciência Econômica da PUC Campinas

Resumo

O objetivo deste estudo foi de analisar a condução da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos por parte do governo federal. Viracopos está projeta-do pela Infraero para torna-se centro cargueiro da América Latina, devendo provocar impactos no país e na Região de Campinas. A Economia Urbana e Regional, Econo-mia Industrial e Logística serviram como referencial teórico para analisar os centros aeroportuários como fator de competitividade para empresas no comércio interna-cional e desenvolvimento nacional e regional. Serviram também para analisar dados empíricos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio sobre o fluxo de comércio internacional no país e estabelecer comparações entre Viracopos e Guaru-lhos entre 1996 e 2008. E com a análise da gestão aeroportuária no país foi possível sublinhar a falta de visão sistêmica dos transportes na ampliação de Viracopos, apesar da logística industrial que oferece, podendo gerar deseconomias de aglomeração com prejuízos para a Região de Campinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-09

Como Citar

CAPPA, J.; BOAS, T. V. A LOGÍSTICA INDUSTRIAL DE VIRACOPOS COMPROMETIDA PELA FALTA DE VISÃO SISTÊMICA DOS TRANSPORTES NO BRASIL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/45. Acesso em: 5 dez. 2022.
Share |