DECISÕES ESTRATÉGICAS DE LOCALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO PARA REDES DE SUPERMERCADOS DE JUIZ DE FORA (MG)

Autores

  • Silvinha Pinto Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as decisões estratégicas de localização das principais redes de supermercados em Juiz de Fora (MG). Para tanto, foram definidos três mercados geográficos e, posteriormente, inferiu-se sobre as parcelas de mercado utilizando a lógica do modelo da cidade linear com entradas sequenciais. Os resultados indicam que há um posicionamento geográfico estratégico como padrão de entrada: nos três grupos, sempre há duas empresas de uma mesma rede na área geográfica em questão, confrontando uma rival (mecanismo de abertura de filiais próximas entre si). No caso do Grupo que envolve duas filiais da rede Bahamas e o Carrefour, os números referentes às parcelas de mercado parecem não condizer com percentuais de mercado e lucros que se espera para uma empresa de âmbito nacional confrontando uma rede regional. Este resultado não se altera em termos de ordenamento quando comparados com os resultados sem a inclusão da área de influência, mas a desvantagem relativa da parcela de mercado do Carrefour se intensifica. A inclusão da área de influência no Grupo B resultou em configuração de acordo com o princípio de diferenciação mínima, com um acréscimo de parcela de mercado da empresa que confrontou duas rivais.

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Biografia do Autor

Silvinha Pinto Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Programa de Pós Graduação em Economia da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

VASCONCELOS, S. P. DECISÕES ESTRATÉGICAS DE LOCALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO PARA REDES DE SUPERMERCADOS DE JUIZ DE FORA (MG). Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–17, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/57. Acesso em: 21 nov. 2024.
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