O PLANO REAL E SEUS EFEITOS SOBRE A ESTRUTURA PRODUTIVA DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS IMPORTAÇÕES

Autores

  • Jean Carlo Ricieri Ferreira Economista e Mestrando em Economia FCLAR - UNESP- Araraquara
  • Ricardo Luis Lopes Prof. Adjunto Depto de Economia Universidade Estadual de MaringáO PLANO REAL E SEUS EFEITOS SOBRE A ESTRUTURA PRODUTIVA DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS IMPORTAÇÕES

Resumo

O período compreendido entre 1990 e 2003 foi marcado por inúmeras mudanças na estrutura econômica do país, dentre elas pode-se citar a estabilização da moeda, a abertura de mercado, as privatizações e a desregulamentação do estado. Todos estes processos foram responsáveis por uma reorganização da estrutura produtiva do país. O principal objetivo do trabalho é observar através das importações quais setores ganharam mais importância após as mudanças ocorridas na década de 90 e quais setores perderam importância. Através de uma decomposição das importações verificou-se quais os fatores que mais contribuíram com as mudanças na pauta de importação. Classificou-se as principais alterações em quatro tipos, coeficiente de importação, efeito tecnologia, demanda final e crescimento econômico. Os resultados obtidos, foram ao mesmo tempo tranquilizantes, pois percebeu-se que haviam distorções graves no sistema produtivo, como por exemplo o fato da maior contribuição ao aumento das importações de 1990 a 94 ter sido dado pela Administração Pública e de 1999   2003 este setor já não estava em tanta evidência, ou seja, o problema foi corrigido. E foi preocupante descobrir que 1999 a 2003 o setor que mais contribuiu com as importações foi o setor de Refino de Petróleo, mesmo sabendo que este resultado denota maior atividade econômica, já que este setor é um grande fornecedor de insumos para toda a economia, a preocupação reside no fato de que o período não foi de grande crescimento econômico e mesmo assim não havia insumos dentro do país, ou seja, para sustentar um baixo crescimento da atividade produtiva foi necessário importar insumos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-03

Como Citar

FERREIRA, J. C. R.; LOPES, R. L. O PLANO REAL E SEUS EFEITOS SOBRE A ESTRUTURA PRODUTIVA DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS IMPORTAÇÕES. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/7. Acesso em: 16 abr. 2024.
Share |