Impactos da política fiscal e das instituições sobre o crescimento econômico: Uma análise de dados em painel dinâmico

Autores

  • Fernanda Cigainski Lisbinski Doutoranda em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i3.882

Palavras-chave:

Crescimento do PIB per capita, Políticas governamentais, Modelo de Solow

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar os efeitos da política fiscal e das instituições no crescimento econômico. Para isso, utilizou dados disponíveis na base de dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico — para 44 países, compreendendo o período de 2009 a 2018. A estimativa se deu por meio da abordagem dos Generalised Method of Moments (GMM-System). Verificou-se impacto positivo e estatisticamente significativo do agregado de despesas do governo e da agregação de outras variáveis fiscais e instituição no PIB per capita. Além disso, verificou-se que as instituições desempenham um papel muito importante no crescimento do PIB per capita. Ademais, constatou-se que todos os resultados encontrados nesta pesquisa estão de acordo com a teoria que trata do modelo de Solow, a qual preconiza que o coeficiente do PIB inicial deve ser negativo, interpretado como convergência condicional, enquanto o investimento é positivo e o crescimento populacional é negativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cigainski Lisbinski, Doutoranda em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

CIGAINSKI LISBINSKI, F. Impactos da política fiscal e das instituições sobre o crescimento econômico: Uma análise de dados em painel dinâmico. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 338–362, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i3.882. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/882. Acesso em: 22 maio. 2024.
Share |