Qualidade de água e internações por doenças gastrointestinais em cidades litorâneas: um estudo de caso no sul do Brasil

Autores

  • Ewerton Quartieri Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
  • Gibran Silva Teixeira FURG
  • Vinicius Halmenschlager Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clauber E. Marchezan Scherer Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre https://orcid.org/0000-0003-0596-7053
  • Eduardo A. Tillmann Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0003-1990-407X

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v17i4.1000

Palavras-chave:

Balneabilidade, Internações, Regressão com Descontinuidade

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a relação entre os índices de balneabilidade e as taxas de internações hospitalares por enteropatias infecciosas para os municípios litorâneos do Rio Grande do Sul. Considerando que é esperada uma relação direta na incidência de enteropatias conforme a piora das condições das águas de contato primário, busca-se testar empiricamente esta relação a partir do método de Regressão com Descontinuidade, usando dados da FEPAM e do Sistema de Informações Hospitalares do DATASUS, para os meses de alta temporada, de novembro de 2004 a dezembro de 2015. Como regra de seleção para definição dos municípios considerados como de piores condições em relação aos demais, foi utilizada a norma nacional dada pelo CONAMA, como limite para os níveis de coliformes termotolerantes, e posteriormente, foi testado também os limites indicados pela OMS. Os resultados se mostraram inconclusivos para o caso utilizando a norma aplicada pelo CONAMA e positivo para as taxas de internações por enteropatias quando usada a indicação da OMS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton Quartieri, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

Economista - FURG, Mestre em Economia Aplicada pelo PPGE-FURG, atualmente atua junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH no setor de licitações.

Vinicius Halmenschlager, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Economista e Mestre em economia pela UFPEL, Doutor em Economia pela ESALQ/USP e professor (UFRGS) e pesquisador do PPGE-FURG.

Clauber E. Marchezan Scherer, Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre

Economista pela FURG, Mestre em Economia pela UFJF e Doutor em Economia pelo Cedeplar-UFMG. Atualmente desempenha funções na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Eduardo A. Tillmann, Universidade Federal do Rio Grande

Economista pela UFPEL, Mestre e Doutor pelo PPGE/UFRGS. Atualmente é professor e pesquisador do PPGE/FURG.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

QUARTIERI, E. .; SILVA TEIXEIRA , G.; HALMENSCHLAGER, V. .; SCHERER, C.; TILLMANN, E. Qualidade de água e internações por doenças gastrointestinais em cidades litorâneas: um estudo de caso no sul do Brasil. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 17, n. 4, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v17i4.1000. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1000. Acesso em: 18 jul. 2024.
Share |