DETERMINANTES DAS TAXAS DE CRIMES NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM ESPACIAL
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que influenciam as taxas de homicídios dos municípios do estado do Paraná. A técnica empregada é a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e a estimação de modelos espaciais. A AEDE indica que há autocorrelação espacial positiva nas taxas de homicídios dos municípios do Paraná. Os modelos espaciais estimados são os modelos de defasagem da variável dependente (SAR), defasagem do termo de erro (SEM), modelo Dublin espacial (SDM) e Regressões Ponderadas Geograficamente (RPG). Dentre as variáveis explicativas do modelo estão as variáveis socioeconômicas, demográficas e uma variável que expressa a ação do poder público. Os resultados das regressões dos modelos espaciais apontam que as taxas de homicídios nos municípios do estado do Paraná são influenciadas pela taxa de pobreza, pelo grau de urbanização, além das características dos municípios vizinhos. A estimação do modelo RPG evidencia que as características locais dos municípios são importantes na determinação dos fatores que influenciam as taxas de homicídios, fornecendo subsídios relevantes para a formulação de políticas públicas de combate à criminalidade em uma perspectiva espacial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-16
Como Citar
SASS, K. S.; PORSSE, A. A.; DA SILVA, E. R. H. DETERMINANTES DAS TAXAS DE CRIMES NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM ESPACIAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 44–63, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/103. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.