DETERMINANTES DAS TAXAS DE CRIMES NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM ESPACIAL
Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que influenciam as taxas de homicídios dos municípios do estado do Paraná. A técnica empregada é a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e a estimação de modelos espaciais. A AEDE indica que há autocorrelação espacial positiva nas taxas de homicídios dos municípios do Paraná. Os modelos espaciais estimados são os modelos de defasagem da variável dependente (SAR), defasagem do termo de erro (SEM), modelo Dublin espacial (SDM) e Regressões Ponderadas Geograficamente (RPG). Dentre as variáveis explicativas do modelo estão as variáveis socioeconômicas, demográficas e uma variável que expressa a ação do poder público. Os resultados das regressões dos modelos espaciais apontam que as taxas de homicídios nos municípios do estado do Paraná são influenciadas pela taxa de pobreza, pelo grau de urbanização, além das características dos municípios vizinhos. A estimação do modelo RPG evidencia que as características locais dos municípios são importantes na determinação dos fatores que influenciam as taxas de homicídios, fornecendo subsídios relevantes para a formulação de políticas públicas de combate à criminalidade em uma perspectiva espacial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-09-16
How to Cite
SASS, K. S.; PORSSE, A. A.; DA SILVA, E. R. H. DETERMINANTES DAS TAXAS DE CRIMES NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM ESPACIAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 44–63, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/103. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.