ACESSO AOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, REDE DE ESGOTO E COLETA DE LIXO NOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ: UMA ABORDAGEM ESPACIAL PARA OS ANOS DE 2006 E 2013

Autores

  • Auberth Henrik Venson Universidade Estadual de Londrina
  • Karla Cristina Tyskowski Teodoro Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Regina Gabardo da Câmara Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a evolução da distribuição espacial do acesso aos serviços de saneamento básico, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo, nos municípios do estado do Paraná para os anos de 2006 e 2013. O estudo discute os efeitos da Lei de Saneamento Básico de 2007 nos municípios paranaenses. Utilizou-se a metodologia de Análise Exploratória dos Dados Espaciais (AEDE) para identificar os coeficientes univariados I de Moran, os diagramas de dispersão e os mapas de clusters das variáveis dos municípios. Os dados foram retirados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde. A análise dos resultados permite inferir que houve evolução no acesso aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. No abastecimento de água e na coleta de lixo, deu-se uma elevação no acesso, houve também uma redução na dispersão ao longo do período analisado indicando uma possível convergência entre os municípios no abastecimento, com relação ao segundo, ocorreu uma elevação no acesso e houve um aumento na dispersão ao longo do período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-17

Como Citar

VENSON, A. H.; TEODORO RODRIGUES, K. C. T.; GABARDO DA CÂMARA, M. R. ACESSO AOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, REDE DE ESGOTO E COLETA DE LIXO NOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ: UMA ABORDAGEM ESPACIAL PARA OS ANOS DE 2006 E 2013. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 243–261, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/143. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)