CONVERGÊNCIA DO PIB PER CAPITA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE 2001 A 2013

Autores

  • Dieison Lenon Casagrande Doutorando Programa de Pós Graduação em Economia (PIMES-UFPE). Mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGED-UFSM).
  • Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel Doutorando em Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUC/RS (PPGE/PUCRS). Mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGED-UFSM).
  • Cezar Augusto Pereira dos Santos Professor na UNOCHAPECÓ. Mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGED-UFSM).

Resumo

Este estudo analisa as hipóteses de convergência entre o PIB per capita dos municípios do estado do Rio Grande do Sul, tanto em nível estadual como pela divisão em mesorregiões, no período de 2001 a 2013. Para tanto, utilizou-se a teoria de convergência absoluta e condicional, e a  convergência. Para verificação da convergência, aplicaram-se os métodos tradicionais (OLS) e as técnicas espaciais. Os resultados da hipótese convergência mostram a existência de convergência absoluta e condicional para os municípios do Rio Grande do Sul, tanto pela abordagem tradicional quanto pela espacial, com taxas de convergência variando de 2,64% a 3,48%. Para as mesorregiões, encontram-se evidências para as mesorregiões Noroeste, Nordeste, Centro Oriental, Metropolitana de Porto Alegre e Sudeste. A hipótese de convergência também foi verificada para a análise a nível estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

CASAGRANDE, D. L.; HOECKEL, P. H. de O.; SANTOS, C. A. P. dos. CONVERGÊNCIA DO PIB PER CAPITA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE 2001 A 2013. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 358–383, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/198. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |