THE ROLE OF NON-MOVING FACTORS OF PRODUCTION IN BRAZILIAN REGIONAL DISPARITIES
Resumo
É comum pensar que qualquer tipo de desigualdade regional implicaem ineficiências regionais. No entanto, é possível que essas desigualdades ocorram mesmo em condições de alocação eficiente de recursos. Nestes casos, a adoção de políticas públicas corretivas pode piorar ainda mais a alocação dos recursos. Este artigo esclarece esses conceitos e mostra que a existência de fatores de produção não móveis, tais como a distribuição espacial de infra-estrutura econômica não determinada pelo mercado e localização dos recursos naturais, pode levar a desigualdade regional. Evidências empíricas indicam que essas fontes desempenham um papel relevante para explicar as disparidades regionais no Brasil. Portanto,
políticas públicas que pretendam reduzi-las podem aumentar a ineficiência no país e reduzir o bem-estar social, se não levarem em conta esse problema.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-06
Como Citar
BARROS, A. R. THE ROLE OF NON-MOVING FACTORS OF PRODUCTION IN BRAZILIAN REGIONAL DISPARITIES. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/22. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.