THE ROLE OF NON-MOVING FACTORS OF PRODUCTION IN BRAZILIAN REGIONAL DISPARITIES

Autores

  • Alexandre Rands Barros Department of Economics, (UFPE)

Resumo

É comum pensar que qualquer tipo de desigualdade regional implica
em ineficiências regionais. No entanto, é possível que essas desigualdades ocorram mesmo em condições de alocação eficiente de recursos. Nestes casos, a adoção de políticas públicas corretivas pode piorar ainda mais a alocação dos recursos. Este artigo esclarece esses conceitos e mostra que a existência de fatores de produção não móveis, tais como a distribuição espacial de infra-estrutura econômica não determinada pelo mercado e localização dos recursos naturais, pode levar a desigualdade regional. Evidências empíricas indicam que essas fontes desempenham um papel relevante para explicar as disparidades regionais no Brasil. Portanto,
políticas públicas que pretendam reduzi-las podem aumentar a ineficiência no país e reduzir o bem-estar social, se não levarem em conta esse problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Como Citar

BARROS, A. R. THE ROLE OF NON-MOVING FACTORS OF PRODUCTION IN BRAZILIAN REGIONAL DISPARITIES. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/22. Acesso em: 19 mar. 2024.
Share |