ANALYTICALLY IMPORTANT TRANSPORTATION LINKS: A FIELD OF INFLUENCE APPROACH TO CGE MODELS

Autores

  • Eduardo Haddad University of São Paulo, Brazil and REAL, University of Illinois, USA. CNPq and FAPESP scholar.
  • Geoffrey Hewings

Resumo

Alterações de coeficientes em modelos de equilíbrio geral têm sido amplamente exploradas em ambientes de preços fixos. Mais precisamente, desde o trabalho pioneiro de Sonis e Hewings (1989), o problema relativo a erro e sensibilidade em modelos de insumo-produto atingiu um novo estágio operacional. O conceito de “campo de influência” foi introduzido, proporcionando uma abordagem mais geral para o problema de mudanças técnicas em sistemas de insumo-produto. O caráter geral do método permitiu a avaliação sistemática de alterações em coeficientes individuais ou conjuntos de coeficientes. Desde então, várias aplicações foram feitas para diferentes estruturas de economias reais. Entretanto, no contexto de modelos de equilíbrio geral com preços flexíveis (modelos EGC), poucas tentativas foram feitas em busca de uma abordagem mais geral para lidar com análise de sensibilidade estrutural. Neste artigo, consideramos a questão da análise de sensibilidade estrutural em modelos EGC. Mais especificamente, partimos do conceito de “inverse important coefficients”, da literatura de campo de influência, para identificar elos de transporte estratégicos em um sistema inter-regional integrado. Dada a natureza de modelos EGC, podemos expandir o conceito de mensuração de campo de influência para gerar estruturas de influência baseadas em diferentes objetivos de política.

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Publicado

2015-02-03

Como Citar

HADDAD, E.; HEWINGS, G. ANALYTICALLY IMPORTANT TRANSPORTATION LINKS: A FIELD OF INFLUENCE APPROACH TO CGE MODELS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/4. Acesso em: 25 dez. 2024.
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