ANALYTICALLY IMPORTANT TRANSPORTATION LINKS: A FIELD OF INFLUENCE APPROACH TO CGE MODELS
Abstract
Alterações de coeficientes em modelos de equilíbrio geral têm sido amplamente exploradas em ambientes de preços fixos. Mais precisamente, desde o trabalho pioneiro de Sonis e Hewings (1989), o problema relativo a erro e sensibilidade em modelos de insumo-produto atingiu um novo estágio operacional. O conceito de “campo de influência” foi introduzido, proporcionando uma abordagem mais geral para o problema de mudanças técnicas em sistemas de insumo-produto. O caráter geral do método permitiu a avaliação sistemática de alterações em coeficientes individuais ou conjuntos de coeficientes. Desde então, várias aplicações foram feitas para diferentes estruturas de economias reais. Entretanto, no contexto de modelos de equilíbrio geral com preços flexíveis (modelos EGC), poucas tentativas foram feitas em busca de uma abordagem mais geral para lidar com análise de sensibilidade estrutural. Neste artigo, consideramos a questão da análise de sensibilidade estrutural em modelos EGC. Mais especificamente, partimos do conceito de “inverse important coefficients”, da literatura de campo de influência, para identificar elos de transporte estratégicos em um sistema inter-regional integrado. Dada a natureza de modelos EGC, podemos expandir o conceito de mensuração de campo de influência para gerar estruturas de influência baseadas em diferentes objetivos de política.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.