O Impacto da Pobreza Multidimensional e da Desigualdade na Distribuição de Renda nos Fluxos Migratórios, 1991, 2000 e 2010: Uma Abordagem Espacial para os Municípios Brasileiros

Autores

  • Marcos Aurélio Brambilla Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Silva Cunha Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i1.579

Palavras-chave:

Migração, Pobreza multidimensional, Desigualdade na distribuição de renda, Econometria espacial

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a distribuição espacial dos fluxos migratórios nos municípios e o impacto da pobreza e da desigualdade na distribuição de renda na taxa líquida de migração, com base nas informações dos Censos Demográficos dos anos de 1991, 2000 e 2010. Para tanto, foi utilizada a abordagem de econometria espacial. Os resultados indicaram que em todo o período houve maior concentração de fluxos migratórios no estado de São Paulo e na região Centro-Oeste e menor incidência no estado de Minas Gerais e na região Nordeste. Além disso, o estudo indicou que a pobreza multidimensional, a desigualdade na distribuição de renda, a pobreza multidimensional dos municípios vizinhos e a desigualdade na distribuição de renda dos municípios vizinhos apresentaram impacto negativo sobre a taxa de migração, sendo que, entre os determinantes estudados, a pobreza multidimensional apresentou o maior impacto na decisão de migração do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Brambilla, Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cidade Verde (2012). Áreas de interesse: Políticas Sociais, Distribuição de Renda e Pobreza. Possui conhecimentos em Métodos Quantitativos em Econometria Espacial e Análise Envoltória de Dados e em programas de geoprocessamento (Quantum GIS e Arc GIS), de estatística (Stata) e de estatística espacial (GeoDa e GeoDaSpace).

Downloads

Publicado

2020-02-20

Como Citar

BRAMBILLA, M. A.; CUNHA, M. S. O Impacto da Pobreza Multidimensional e da Desigualdade na Distribuição de Renda nos Fluxos Migratórios, 1991, 2000 e 2010: Uma Abordagem Espacial para os Municípios Brasileiros. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 155–180, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i1.579. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/579. Acesso em: 25 abr. 2024.
Share |