VÁRIOS HORIZONTES: INFRAESTRUTURA, HABITAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NA CAPITAL MINEIRA
Resumo
Belo Horizonte ocupa posição destacada em relação à qualidade de vida entre as capitais brasileiras. Há, no entanto, desigualdades regionais no acesso da população ao atendimento de suas necessidades de consumo coletivo como transporte, habitação, saúde e outras amenidades urbanas providas em geral pela ação do poder público. Para discutir a segregação no contexto de infraestrutura domiciliar, apresentamos neste trabalho uma regionalização do município de Belo Horizonte baseada exclusivamente nessas dimensões. O recorte territorial da cidade e geração de conglomerados espaciais a partir de dados censitários e da técnica de árvore geradora mínima e do algoritmo skater resultou em sete regiões homogêneas. Os resultados encontrados evidenciam as disparidades regionais no acesso à infraestrutura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-06
Como Citar
SILVA, H.; AMARAL, P. V.; SIMÕES, R. F. VÁRIOS HORIZONTES: INFRAESTRUTURA, HABITAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NA CAPITAL MINEIRA. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 66–90, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/94. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.