Sharing de bens intermediários, habilidades e prêmio de salário: uma análise multinível aplicada à Zona Franca de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v18i2.958Palavras-chave:
Aglomerações urbanas, Prêmio de salário, HabilidadesResumo
O estudo investiga como o sharing de bens intermediários e a composição do mercado de trabalho local, influenciaram os salários nominais de trabalhadores vinculados às firmas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) em 2015. A qualificação das ocupações é definida por scores de habilidades envolvendo competência cognitiva, social e motora; enquanto sharing de bens intermediários configuram conexões intersetoriais extraídas da Matriz Insumo-Produto calculada para o estado do Amazonas, ano base 2015. Após o controle das características individuais do trabalhador, estimativas obtidas via modelo multinível revelaram que o prêmio de salário é fortemente determinado pelo matching habilidades-estrutura produtiva local. Além disso, os retornos são mais significativos quando habilidades cognitivas estão sujeitas a um processo interativo envolvendo trocas de bens intermediários no mercado local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.