Impactos Regionais da Reestruturação Produtiva no Brasil Pós-Crise 2008: uma análise dinâmica shift-share integrada com SUR espacial.
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v16i4.914Palavras-chave:
Produtividade regional por trabalhador, Análise shift-share, Seemingly Unrelated Regressions (SUR)Resumo
Diante da iminente perda de dinamismo que abateu a indústria brasileira pós-crise 2008, o artigo avalia como a produtividade regional por trabalhador tem reagido a mudanças na composição industrial e fatores específicos da competitividade regional. Para tanto, apresenta-se um método inovador que incorpora decomposição shift-share multisetorial a regressões SUR. Os resultados revelaram que mudanças tecnológicas induzidas pelo mix-industrial não foram significativas o suficiente para reduzir as disparidades regionais, no período 2007 a 2018. A ausência de dinamismo abriu espaço para ganhos de produtividade formados por fatores específicos, relacionados a vantagens naturais, principalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.