ESPAÇO LOCAL - ESPAÇO REGIONAL: UMA TENTATIVA DE TIPOLOGIA DE ESTUDOS METODOLÓGICOS
Abstract
O objetivo deste trabalho é avaliar metodologias de identificação de aglomerações produtivas no espaço. Para tal, primeiramente procedemos a uma análise das duas matrizes teóricas mais relevantes nesta temática, a saber a marshaliana e a perrouxiana, vinculando a questão das escalas territoriais de atuação às diferentes concepções sobre clusters e pólos de crescimento. O estudo destas tipologias visa demonstrar a pluralidade de abordagens da organização em âmbito local e regional e suas implicações para as políticas de desenvolvimento. Este trabalho está dividido em três seções: a seção 1 traz os principais elementos da teoria de clusters; a segunda seção aborda a teoria de pólos de crescimento, com ênfase no conceito de espaço e de linkages; a parte 3 apresenta a tipologia de metodologias e estudos de identificação de aglomerações produtivas, discutindo e comparando - à luz das concepções teóricas apresentadas – as tipologias selecionadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-03
How to Cite
CHAVES, A.; SIMOES, R. ESPAÇO LOCAL - ESPAÇO REGIONAL: UMA TENTATIVA DE TIPOLOGIA DE ESTUDOS METODOLÓGICOS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/10. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.