(DES)CONCENTRAÇÃO E DINAMISMO REGIONAL DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA BRASILEIRA
Abstract
O presente artigo analisa o processo de concentração e de dinamismo da indústria petroquímica brasileira no período de 1995 e 2010. Foram adotados os métodos de índice de concentração normalizado e de diferencial-estrutural. Para testar esses modelos empíricos, foi utilizada a base de microdados de emprego formal da RAIS-MTE. Os resultados indicam que as regiões que comportam os principais polos petroquímicos no país apresentaram elevados níveis de concentração e de especialização com tendência para desconcentração geográfica nos indicadores. Em contrapartida, verificou-se tendência à aglomeração e à especialização de atividades petroquímicas em outras regiões, principalmente na região Nordeste, interior de São Paulo e Manaus, esse último por conta dos efeitos em cadeia provenientes do PIM, formando, assim, sistemas locais de produção por conta da produção da matéria-prima básica e de efeitos em cadeia originados pelas atividades econômicas específicas de cada região. Verificou-se também que houve um lento dinamismo da indústria petroquímica nacional, por conta da combinação dos efeitos estrutural e diferencial desfavoráveis, acarretando desvantagem competitiva.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-06-17
How to Cite
COSTA, F. H. M. da; SÁ, M. T. de V.; FERNANDES, D. A. (DES)CONCENTRAÇÃO E DINAMISMO REGIONAL DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA BRASILEIRA. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 186–208, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/107. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.