COMPETIÇÃO E PODER DE MERCADO: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE REVENDA DE GASOLINA COMUM NO ESTADO DE MINAS GERAIS ENTRE 2002 E 2011
Abstract
O objetivo desse artigo foi avaliar a competição entre os postos revendedores de gasolina comum no Estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2002 a julho de 2011. A análise realizada nesse artigo foi desenvolvida à luz da Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente, no modelo proposto por Bresnahan (1982). O modelo foi estimado a partir do Método de Mínimos Quadrados em Dois Estágios. O resultado obtido pela estimação do parâmetro de competição sugeriu que, os postos revendedores de gasolina Comum apresentaram elevada competição, embora a hipótese de concorrência perfeita tenha sido rejeitada. Em razão da magnitude do parâmetro de conduta concluiu-se que os postos não apresentaram comportamento colusivo neste mercado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.