INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: A EVOLUÇÃO RECENTE NO BRASIL E O CASO DE PERNAMBUCO
Abstract
A indústria farmacêutica vem adotando diferentes estratégias de acumulação e expansão ao longo das últimas décadas, tendo havido nos anos mais recentes uma busca por fusões e aquisições na tentativa de superar as dificuldades de maior dinamismo tecnológico e de mercado. Trata-se de um segmento dominado por grandes empresas com elevado poder de oligopólio e de capacidade técnico-financeira, que erguem poderosas barreiras à entrada. Apesar disso, o menor dinamismo tecnológico e a caducidade das patentes no setor abrem a possibilidade de produção de genéricos e commodities farmacêuticas por empresas não tradicionais. Com isso países como o Brasil podem vir a ter chance de ampliar sua participação nesse mercado, embora a situação atual seja pouco favorável. Em termos regionais a indústria farmacêutica tem exibido mais dificuldades em alguns Estados como Pernambuco, onde há alguns fatores de oportunidade que podem ser aproveitados. Nesse trabalho tais questões são apresentadas e analisadas, buscando-se o entendimento das tendências em curso e a formulação de alguns cenários para a indústria farmacêutica de Pernambuco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.