INTEGRAÇÃO ESPACIAL DOS MERCADOS EXPORTADORES DE CASTANHA DE CAJU ENTRE OS ESTADOS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO 1997-2015
Resumo
Este artigo busca avaliar o processo de integração espacial entre os mercados brasileiros exportadores de castanha de caju, representado pelos mercados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Para tal, empregaram-se métodos analíticos de econometria de séries temporais, considerando o período de 1997 a 2015. Os resultados apontam que alterações de preços, no longo prazo, ocorridas no Ceará são quase totalmente repassadas para o mercado do Rio Grande do Norte. Entretanto, não se pode afirmar que tais mercados são perfeitamente integrados, já que a hipótese de perfeita integração entre os mercados foi rejeitada quando foram impostas restrições ao coeficiente de relacionamento de longo prazo. Portanto, a Lei do Preço Único não foi totalmente verificada nesses mercados de castanha de caju.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.