DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: ANÁLISE DA HIPÓTESE DE KUZNETS PARA OS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO 1992-2010

Autores

  • Moisés Pais dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM/PCE)
  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM)
  • Sérgio Ricardo de Brito Gadelha Secretaria do Tesouro Nacional

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar a existência de um padrão linear ou não na relação entre desigualdade e desenvolvimento econômico nas vinte e seis unidades federativas brasileiras durante o período 1992-2010. O embasamento teórico de Kuznets propõe que essa relação seja não linear, sendo positiva nos estágios iniciais de desenvolvimento e negativa nos estágios mais avançados, e seja caracterizada pelos impactos do processo de industrialização. A metodologia utilizada foi a técnica de dados em painel para testar a hipótese de Kuznets, levando em consideração os modelos teóricos que abordam os efeitos da desigualdade sobre o crescimento. Os resultados sugerem que: sob dados em painel estático, confirma-se a hipótese de Kuznets de relação não linear entre a desigualdade e o desenvolvimento; já sob dados em painel dinâmico, com base na teoria do path dependence, foi possível constatar a importância da persistência da desigualdade para explicar a desigualdade contemporânea. Conforme estimativas obtidas, a desigualdade de renda nas unidades da federação possui um componente inercial em que a desigualdade contemporânea corresponde a cerca de 28,6% da desigualdade do período imediatamente anterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Pais dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM/PCE)

Economista na prefeitura de São Bernardo do Campo, doutorando na Universidade Estadual de Maringá-PR, professor na Universidade Metodista de São Paulo. E-mail: moisespais@yahoo.com.br

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM). Doutorado em Economia Aplicada pela USP e pós-doutorado na UnB.

Sérgio Ricardo de Brito Gadelha, Secretaria do Tesouro Nacional

Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. As opiniões expressas nesse artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores, não expressando necessariamente a posição da Secretaria do Tesouro Nacional. Quaisquer erros ou omissões são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

SANTOS, M. P. dos; CUNHA, M. S. da; GADELHA, S. R. de B. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: ANÁLISE DA HIPÓTESE DE KUZNETS PARA OS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO 1992-2010. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 251–271, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/200. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |