Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador
Palavras-chave:
Metrô, Economia urbana, Regressão logística, SalvadorResumo
O objetivo do artigo é avaliar o efeito do sistema de transporte metroviário da cidade de Salvador-BA sobre a criação de estabelecimentos e a especialização setorial e funcional nas áreas que circunscrevem a localização das estações da linha 1. A literatura aponta que a localização dos estabelecimentos tem relação direta com a eficiência do sistema de transporte. A hipótese levantada no presente trabalho é que esta linha alterou positivamente a economia urbana e o respectivo equilíbrio espacial da cidade. A Teoria Econômica Urbana aponta que em um ambiente de concorrência imperfeita, as externalidades de aglomeração podem ser causadas por melhorias de transporte se estas causarem co-localização das firmas. Empregaram-se os métodos de regressão logística, poisson e diferenças em diferenças para verificar a variação na dinâmica setorial dos estabelecimentos nas proximidades das estações de metrô da linha 1. A base de dados utilizada foi proveniente dos microdados georreferenciados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados mostram que houve o aumento no número de abertura dos estabelecimentos bem como especialização de atividades. Observou-se também a atratividade na região do centro histórico de Salvador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.