Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador

Autores

  • Thiago de Jesus Rodrigues Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Metrô, Economia urbana, Regressão logística, Salvador

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar o efeito do sistema de transporte metroviário da cidade de Salvador-BA sobre a criação de estabelecimentos e a especialização setorial e funcional nas áreas que circunscrevem a localização das estações da linha 1. A literatura aponta que a localização dos estabelecimentos tem relação direta com a eficiência do sistema de transporte. A hipótese levantada no presente trabalho é que esta linha alterou positivamente a economia urbana e o respectivo equilíbrio espacial da cidade. A Teoria Econômica Urbana aponta que em um ambiente de concorrência imperfeita, as externalidades de aglomeração podem ser causadas por melhorias de transporte se estas causarem co-localização das firmas. Empregaram-se os métodos de regressão logística, poisson e diferenças em diferenças para verificar a variação na dinâmica setorial dos estabelecimentos nas proximidades das estações de metrô da linha 1. A base de dados utilizada foi proveniente dos microdados georreferenciados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados mostram que houve o aumento no número de abertura dos estabelecimentos bem como especialização de atividades. Observou-se também a atratividade na região do centro histórico de Salvador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Jesus Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Economia pela UFBA. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-10-06

Como Citar

RODRIGUES, T. de J. Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 465–486, 2020. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/563. Acesso em: 21 nov. 2024.
Share |