Determinantes Socioeconômicos e Territoriais da Decisão entre Estudo e Trabalho dos Jovens no Estado de Minas Gerais

Autores

  • Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha Universidade Federal de São João del-Rei
  • Henrique Eustáquio de Sousa Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i3.601

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Territórios urbano e rural, Desigualdade de renda, Modelo logit multinomial

Resumo

Este artigo analisa, através da metodologia logit multinomial, a influência, no ano de 2010, das características socioeconômicas e territoriais na decisão dos jovens com idades entre 15 e 25 anos entre estudo e trabalho. Os resultados das estimações evidenciaram que a transição dos jovens para a vida adulta, caracterizada pela busca de autonomia diante dos seus familiares, por meio do ganho de capital humano e do acesso ao mercado de trabalho, é marcada pela desigualdade de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem Estar; Indicadores de Renda e Pobreza; Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, ocupação agrícola, desigualdade e pobreza, agricultura mineira e complexo soja, constant-market-share, funções de exportações, mercados relevantes. Apresentou mais de quarenta trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Regional e Economia Aberta: Metodos e Aplicações.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

ROCHA, L. E. de V. .; SOUSA, H. E. de . Determinantes Socioeconômicos e Territoriais da Decisão entre Estudo e Trabalho dos Jovens no Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 492–519, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i3.601. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/601. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |