AGLOMERAÇÕES INDUSTRIAIS RELEVANTES DO BRASIL EM 2010

Autores

  • Ednaldo Moreno Góis Sobrinho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA - USP).
  • Carlos Roberto Azzoni Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA - USP).

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar as aglomerações industriais relevantes (AIR) existentes no Brasil em 2010. Buscou-se avaliar se as inúmeras mudanças ocorridas no quadro econômico nacional e internacional, após a virada do século, produziram modificações suficientes para alterar as AIR detectadas em estudos anteriores. Aplicando Exploratory Spatial Data Analysis - ESDA aos dados de VAB industrial municipal, identificaram-se 17 AIR em 2010, sendo que 65% delas se concentraram nas regiões Sul e Sudeste. Há evidências de que o processo de desconcentração industrial continuou no período de 2000-2010, porém ainda sem conseguir alterar significativamente o quadro geral de concentração das AIR. Mas novos polos, principalmente no Sul e Sudeste, parecem ter alcançado volumes mínimos de economia de aglomeração que os tornaram mais atraentes do que as grandes e tradicionais aglomerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

MORENO GÓIS SOBRINHO, E.; ROBERTO AZZONI, C. AGLOMERAÇÕES INDUSTRIAIS RELEVANTES DO BRASIL EM 2010. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/63. Acesso em: 19 abr. 2024.
Share |