Rotatividade de profissionais da saúde nos hospitais públicos e privados da Paraíba antes e durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Sophia Sales Reis Gonçalves Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Adeilson Elias de Souza Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Ricardo Vieira Silva Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i2.871

Palavras-chave:

Rotatividade, Profissionais de saúde, COVID-19

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da pandemia da COVID-19 na rotatividade dos profissionais da saúde na Paraíba. Em uma primeira etapa foram calculados os índices de rotatividade dos hospitais públicos e privados no geral e desagrupados por análises para as mesorregiões paraibanas, por carga horária semanal, categoria de profissional, vínculos trabalhistas e porte dos hospitais. Adicionalmente, foi estimado como essas características influenciam na rotatividade individual desses profissionais. Para isso, utilizou-se um modelo logit hierárquico contendo três níveis: o primeiro para os indivíduos, o segundo para os hospitais e o terceiro para os municípios. Os resultados indicam que a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, além de ter resultado em um aumento no número de profissionais da saúde nos hospitais da Paraíba, reduziu os índices de rotatividade desses trabalhadores em 2020. Contudo, em 2021, os índices de rotatividade tenderam a retornar aos níveis dos anos pré-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sophia Sales Reis Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutoranda em Economia Aplicada (PPGE/UFPB)

Mestre em Economia (PPGE/UFV)

Graduada em Economia (UFJF)

Adeilson Elias de Souza, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutorando em Economia Aplicada (PPGE/UFPB)

Mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM)

Graduado em Economia (UFPB)

Ricardo Vieira Silva, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutorando em Economia Aplicada (PPGE/UFPB)

Mestre em Economia Aplicada (PPE/UERN)

Graduado em Ciências Econômicas (URCA)

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Professor Adjunto III do Departamento de Economia da UFPB

Doutor em Economia Aplicada (PPGE/UFPB)

Mestre em Economia (PPGE/UFPB)

Graduado em Economia (UFPB)

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

GONÇALVES, S. S. R.; SOUZA, A. E. de; SILVA, R. V.; ALMEIDA, A. T. C. de. Rotatividade de profissionais da saúde nos hospitais públicos e privados da Paraíba antes e durante a pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 282–311, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i2.871. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/871. Acesso em: 16 jul. 2024.
Share |