EXPORTAÇÕES MUNDIAIS DE MILHO: UM ESTUDO DA COMPETITIVIDADE E DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA) NO PERÍODO 2000/2014

Autores

  • Ryan Felipe Dilly Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Angélica Massuquetti Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Guilherme da Silva Freitas Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Jean de Jesus Fernandes Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a competitividade das exportações brasileiras no mercado mundial de milho, em 2000 e 2014, em comparação ao maior produtor e exportador mundial, os Estados Unidos da América (EUA), e o grau de concentração das exportações desses países. A metodologia empregada baseou-se no Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e na Razão de Concentração (CR). Os resultados revelaram que o Brasil apresentou vantagens comparativas para milho para semeadura, em 2000, e para milho, exceto para semeadura, em 2014. Já os EUA apresentaram vantagens para ambos os produtos e nos dois períodos de análise. Em relação à CR, o Brasil revelou desconcentração das exportações em ambos os produtos e, para os EUA, por sua vez, houve aumento de concentração das exportações dos produtos e maior dispersão geográfica em suas exportações. Por fim, apesar da supremacia mundial dos EUA na produção e na exportação de milho, o Brasil apresenta potencial para se manter como um dos maiores exportadores mundiais desta commodity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ryan Felipe Dilly, Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Economista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Angélica Massuquetti, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Guilherme da Silva Freitas, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Jean de Jesus Fernandes, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

DILLY, R. F.; MASSUQUETTI, A.; FREITAS, G. da S.; FERNANDES, J. de J. EXPORTAÇÕES MUNDIAIS DE MILHO: UM ESTUDO DA COMPETITIVIDADE E DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA) NO PERÍODO 2000/2014. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–19, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/170. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |