EXPORTAÇÕES MUNDIAIS DE MILHO: UM ESTUDO DA COMPETITIVIDADE E DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA) NO PERÍODO 2000/2014
Abstract
O objetivo deste estudo é analisar a competitividade das exportações brasileiras no mercado mundial de milho, em 2000 e 2014, em comparação ao maior produtor e exportador mundial, os Estados Unidos da América (EUA), e o grau de concentração das exportações desses países. A metodologia empregada baseou-se no Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e na Razão de Concentração (CR). Os resultados revelaram que o Brasil apresentou vantagens comparativas para milho para semeadura, em 2000, e para milho, exceto para semeadura, em 2014. Já os EUA apresentaram vantagens para ambos os produtos e nos dois períodos de análise. Em relação à CR, o Brasil revelou desconcentração das exportações em ambos os produtos e, para os EUA, por sua vez, houve aumento de concentração das exportações dos produtos e maior dispersão geográfica em suas exportações. Por fim, apesar da supremacia mundial dos EUA na produção e na exportação de milho, o Brasil apresenta potencial para se manter como um dos maiores exportadores mundiais desta commodity.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.