ANÁLISE DA DURAÇÃO DO DESEMPREGO PARA OS PROVEDORES DAS FAMÍLIAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM FOCO NAS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS (2002-2015)
Resumo
A partir dos microdados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME), entre março de 2002 e dezembro de 2015, investiga-se de que forma o perfil dos chefes de família que buscam emprego impacta nas suas chances de alocação no mercado de trabalho. Para isso, são utilizados modelos de duração, que, como principal vantagem, levam em conta na probabilidade de transição, além das características individuais, o tempo decorrido de desemprego. A fim de identificar disparidades regionais no mercado de trabalho, a investigação é conduzida com foco nas principais regiões metropolitanas do país. Da análise, observou-se que diferenças regionais nas chances de alocação se mantêm mesmo depois de controladas características individuais. Além disso, foi possível captar um efeito cíclico da economia brasileira, a qual de 2002 a 2011 mostrou melhoras nas chances de alocação, para então apresentar uma reversão, evidenciando fragilidades do seu mercado de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-10-10
Como Citar
SCHERER, C. E. M.; DE BRITO, D. J. M.; DALBERTO, C. R.; DE OLIVEIRA, A. M. H. C. ANÁLISE DA DURAÇÃO DO DESEMPREGO PARA OS PROVEDORES DAS FAMÍLIAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM FOCO NAS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS (2002-2015). Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 272–279, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/225. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.