TRANSMISSÃO DE PREÇOS NO MERCADO DE CANA-DE-AÇÚCAR ENTRE OS ESTADOS DE SÃO PAULO E PARANÁ
Resumo
Neste trabalho analisou-se a transmissão espacial de preços entre os mercados de cana-de-açúcar de São Paulo e Paraná (janeiro/1995-fevereiro/2009). A metodologia de análise foi por meio do método Box-Jenkins para modelos ARIMA aplicados a séries temporais, teste de raiz unitária Dickey-Fuller Aumentado, teste de co-integração de Engle-Granger, modelo de função de transferência e Modelo de Correção de Erro. Os resultados indicaram que as séries são co-integradas, havendo relação de longo prazo. As elasticidades de transmissão de preços tanto de curto quanto de longo prazo apresentaram-se inelásticas. Constata-se também que um choque não antecipado no preço da cana-de-açúcar em São Paulo é transmitido na magnitude de 41,19% para os preços da cana-de-açúcar no Paraná no curto prazo. No longo prazo, choques não antecipados no preço da cana em São Paulo são transmitidos com magnitude igual a 70,12%, portanto, essa relação é inelástica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-06
Como Citar
TOMASETTO, M. Z. de C.; MARGARIDO, M. A.; SHIKIDA, P. F. A. TRANSMISSÃO DE PREÇOS NO MERCADO DE CANA-DE-AÇÚCAR ENTRE OS ESTADOS DE SÃO PAULO E PARANÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 19–37, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/85. Acesso em: 15 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.