ACESSO AOS EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE ENTRE AS MULHERES BRASILEIRAS ACIMA DE 24 ANOS
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar os determinantes do acesso aos exames periódicos de saúde (papanicolau e mamografia) entre as mulheres brasileiras acima de 24 anos, para verificar se as mesmas possuem cuidados suficientes com a saúde. A base de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. Para analisar o cuidado com a saúde foram estimados dois modelos logísticos. O primeiro analisa a escolha de fazer os exames independentemente do tipo de cobertura e o segundo é um modelo multinomial que estima o tipo de cobertura (SUS, plano de saúde ou pagamento pelo exame) apenas para as mulheres que realizaram os exames. Os principais resultados da análise indicaram que os fatores mais relevantes para a realização de exames de prevenção em ambas as categorias foram renda, escolaridade, estado civil e existência de filho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-06
Como Citar
SANTIAGO, F. S. ACESSO AOS EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE ENTRE AS MULHERES BRASILEIRAS ACIMA DE 24 ANOS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 48–65, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/92. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.