ACESSO AOS EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE ENTRE AS MULHERES BRASILEIRAS ACIMA DE 24 ANOS
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar os determinantes do acesso aos exames periódicos de saúde (papanicolau e mamografia) entre as mulheres brasileiras acima de 24 anos, para verificar se as mesmas possuem cuidados suficientes com a saúde. A base de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. Para analisar o cuidado com a saúde foram estimados dois modelos logísticos. O primeiro analisa a escolha de fazer os exames independentemente do tipo de cobertura e o segundo é um modelo multinomial que estima o tipo de cobertura (SUS, plano de saúde ou pagamento pelo exame) apenas para as mulheres que realizaram os exames. Os principais resultados da análise indicaram que os fatores mais relevantes para a realização de exames de prevenção em ambas as categorias foram renda, escolaridade, estado civil e existência de filho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-06
How to Cite
SANTIAGO, F. S. ACESSO AOS EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE ENTRE AS MULHERES BRASILEIRAS ACIMA DE 24 ANOS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 48–65, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/92. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.