Análise dos Padrões Sistêmicos Setoriais e Regionais dos Serviços KIBS nos Principais Aglomerados Urbanos do Brasil: uma aplicação de insumo-produto

Autores

  • Lucas Leão Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF https://orcid.org/0000-0002-9836-7673
  • Guilherme Silva Cardoso Doutorando do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG
  • Damares Lopes Afonso Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i4.954

Palavras-chave:

KIBS, Servitização, Insumo-Produto

Resumo

A importância relativa dos setores de serviços tem crescido continuamente, diante das transformações sociais, tecnológicas e produtivas das primeiras décadas do século XXI. Tais mudanças estão atreladas ao surgimento do fenômeno denominado servitização, que é a incorporação de serviços de negócios intensivos em conhecimento, os conhecidos “Knowledge-intensive business services” (KIBS), no processo produtivo manufatureiro. Com o objetivo de avaliar o padrão de localização e encadeamento dos setores de serviços KIBS no Brasil, este artigo considera os arranjos populacionais dos 11 maiores aglomerados urbanos do país e aplica os métodos de extração hipotética e os cálculos dos quocientes locacionais nas matrizes de insumo-produto disponibilizadas pela equipe do Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP – NEREUS, para 2015. Os resultados revelam que tais serviços se concentram, primordialmente, nas cidades centrais dos arranjos considerados, relativamente às demais cidades dos aglomerados. Além disso, há o indício de haver um efeito servitização local mais evidente nas capitais. O estudo contribui para a literatura internacional e, sobretudo, para a nacional ao propor de forma inédita a exploração dos padrões sistêmicos setoriais e regionais dos KIBS de um país do Sul global, com elevada disparidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Leão, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF

Lucas possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (2017) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Atualmente, é doutorando em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF) e do Econúcleo (UFJF/GV). Tem experiência em Economia e Análise e Tratamento de Dados, com ênfase em Econometria, Modelos de Insumo-Produto e Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: Instituições, Economia Regional e Urbana, Governança e Gestão Pública.

Guilherme Silva Cardoso, Doutorando do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG

Doutorado em andamento em Economia Aplicada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Membro do Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada (NEMEA), da mesma instituição. Atualmente, encontra-se em doutorado sanduíche no Centre of Policy Studies (Victoria University, Australia), pesquisando os impactos da transição demográfica brasileira a partir de modelos de Equilíbrio Geral Computável. Suas áreas de interesse de trabalho são: modelos de Insumo-Produto e de Contabilidade Social; modelos de Equilíbrio Geral Computável; Transição Demográfica; Previdência Social; Mercado de Trabalho; Tributação; Distribuição de renda e Economia Regional. Contribuiu com o capítulo ?Modificações na composição da carga tributária brasileira: efeitos econômicos e distributivos? no livro do IBRE/FGV intitulado ?Progressividade tributária e crescimento econômico?. É cofundador do Instituto Economias e Planejamento (IEP), ocupando atualmente o cargo de Diretor de Pesquisa. Foi professor auxiliar da disciplina de Modelos de Insumo-Produto na FACE/UFMG. É Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Economia pelo Cedeplar/UFMG.

Damares Lopes Afonso, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF

Damares é Doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui como área de interesse o desenvolvimento econômico, com experiência nas áreas de Economia Regional, Economia da Saúde e Comércio Internacional. Pesquisadora do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF).

Downloads

Publicado

2023-09-25

Como Citar

LEÃO, L. .; SILVA CARDOSO, G. .; LOPES AFONSO, D. Análise dos Padrões Sistêmicos Setoriais e Regionais dos Serviços KIBS nos Principais Aglomerados Urbanos do Brasil: uma aplicação de insumo-produto. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 518–543, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i4.954. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/954. Acesso em: 21 fev. 2024.
Share |