DIFERENÇAS SALARIAIS POR GÊNERO E COR E O IMPACTO DA DISCRIMINAÇÃO ECONÔMICA
Abstract
Este artigo objetiva mensurar as diferenças salariais e o impacto da discriminação por gênero e cor no mercado de trabalho brasileiro, a partir dos microdados da PNAD de 2013. Para isso, foram estimadas as equações mincerianas e aplicadas na decomposição de Oaxaca-Blinder. Os resultados mostram que o hiato de salários é desfavorável à mulher trabalhadora, sendo os atributos produtivos e as ocupações os fatores mais relevantes para a redução dessas diferenças. No geral, a discriminação feminina está associada positivamente aos atributos produtivos e ao tipo de união civil, e, negativamente, à área de residência e à ocupação exercida. Entre os trabalhadores brancos, a diferença salarial e a discriminação nos salários das mulheres são maiores do que no conjunto dos indivíduos (brancos e não-brancos). Entre os indivíduos não-brancos, a discriminação por gênero foi maior do que entre os brancos, entretanto a diferença e o impacto salariais da discriminação foram menores do que entre os indivíduos brancos, sendo que a ocupação e a área de residência urbana influenciaram na redução dessa discriminação. O gênero e a cor, em conjunto, potencializam as diferenças salariais no Brasil. As características estudadas dos indivíduos explicam um quarto dessas diferenças e a discriminação de gênero e cor os três quartos restantes. Com base nos resultados destacados, conclui-se que há necessidade de políticas públicas voltadas às atividades econômicas das mulheres e dos não-brancos no Brasil. Dada a relevância deste tema contemporâneo, tanto para o país como para o mundo, ele vem sendo tratado recentemente nas convenções econômicas mundiais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-05-04
How to Cite
INFORZATO DE SOUZA, S. de C.; MAIA, K.; FIUZA-MOURA, F. K.; GOMES, M. R.; SILVA, R. J. da. DIFERENÇAS SALARIAIS POR GÊNERO E COR E O IMPACTO DA DISCRIMINAÇÃO ECONÔMICA. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 32–49, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/129. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.