UM MODELO DINÂMICO PARA A ATIVIDADE INDUSTRIAL E SUAS REPERCUSSÕES INTER/INTRARREGIONAIS E INTERNACIONAIS

Authors

  • Elano Ferreira Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Tatiwa Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Pablo Urano de Carvalho Castelar Universidade Federal do Ceará

Abstract

O presente artigo analisa a relação dinâmica da atividade industrial entre as regiões brasileiras e destas com o estado do Ceará, considerando a possibilidade de repercussões inter/intrarregionais e internacionais. Para isso, dados dos estados brasileiros, agregados em regiões, da economia brasileira e dos principais parceiros comerciais internacionais foram utilizados na estimação de um modelo multivariado dinâmico. Os resultados indicam que a região Sudeste apresenta as maiores e mais persistentes repercussões sobre as demais regiões, que um aumento na atividade industrial dos principais parceiros comerciais apresenta efeitos positivos no crescimento das exportações regionais do Brasil e que o efeito do crescimento das exportações na dinâmica industrial depende da natureza do setor exportador. Por fim, o estado do Ceará se mostrou mais afetado por choques no Sudeste e Sul brasileiros do que pelo Nordeste.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elano Ferreira Arruda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia. Professor do Departamento de Economia Aplicada e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Economia CAEN/UFC

Roberto Tatiwa Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia. Professor do Departamento de Economia Aplicada e do Programa de Pós Graduação em Economia CAEN/UFC.

Pablo Urano de Carvalho Castelar, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia. Professor do Curso de Finanças da UFC.

Published

2016-09-16

How to Cite

ARRUDA, E. F.; FERREIRA, R. T.; CASTELAR, P. U. de C. UM MODELO DINÂMICO PARA A ATIVIDADE INDUSTRIAL E SUAS REPERCUSSÕES INTER/INTRARREGIONAIS E INTERNACIONAIS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 99–126, 2016. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/140. Acesso em: 16 jul. 2024.
Share |