CAPITAL HUMANO NAS REGIÕES DO BRASIL: QUANTIDADE OU QUALIDADE?
Abstract
As contribuições recentes da literatura econômica sugerem que o capital humano deve ser avaliado por medidas multidimensionais, incluindo aspectos quantitativos e qualitativos. Utilizando técnicas de Análise Fatorial, este estudo propõe uma medida para a qualidade de capital humano, além de empregar uma variável proxy usual para o aspecto quantitativo. Em especial, ambas são capazes de acompanhar a acumulação de capital humano da população desde a infância até a idade adulta. Em seguida, realiza-se uma análise espacial da qualidade e da quantidade de estoque de capital humano em nível de microrregiões do Brasil, entre 2009 e 2014. Os resultados permitem desenhar o mapa de distribuição do capital humano no território nacional, sugerindo a existência de fortes disparidades regionais: Sul e Sudeste apresentam elevada quantidade associada à alta qualidade; Norte e Nordeste, em geral, apresentam estoques inferiores em termos quantitativos e qualitativos, embora algumas microrregiões possuam maior quantidade que não é acompanhada pelo acréscimo da qualidade; e Centro-Oeste apresenta níveis intermediários e altos de quantidade, enquanto a qualidade é apenas intermediária. Portanto, as localidades com alta quantidade de capital humano não necessariamente apresentam também elevada qualidade (vice-versa). Do ponto de vista de mudanças ao longo do período, em geral, verifica-se que ocorreu uma leve melhoria nos níveis de capital humano no país, principalmente no aspecto quantitativo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-30
How to Cite
SARAIVA, M. V.; LOBO E SILVA, C. E.; FRANÇA, M. T. A. CAPITAL HUMANO NAS REGIÕES DO BRASIL: QUANTIDADE OU QUALIDADE?. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 111–132, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/186. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.