A INDÚSTRIA CAPIXABA PÓS-1990: UM OLHAR CRÍTICO A PARTIR DO “POLÍGONO”
Abstract
Este artigo analisa a performance da indústria do Espírito Santo noperíodo pós-1990 à luz das contribuições de Diniz (1993, 2000, 2002) sobre o processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo, que em grande parte migrou para uma região que vai da região central de Minas Gerais até a região nordeste do Rio Grande do Sul, chamada por ele de polígono. São comparadas as características marcantes da região do polígono que justificaram a atração das indústrias de São Paulo com os fatores de atratividade do Espírito Santo, numa tentativa de justificar porque tais indústrias se destinaram ao polígono e não a este estado. A justificativa apresentada é que a fragilidade da indústria local em termos de ciência, tecnologia e inovação, reflexo, dentre outras coisas, da baixa qualificação da mão-de-obra, representa um entrave importante a vinda dessas indústrias competitivas de São Paulo.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-06
How to Cite
CACADOR, S. B. A INDÚSTRIA CAPIXABA PÓS-1990: UM OLHAR CRÍTICO A PARTIR DO “POLÍGONO”. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/21. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.