A INDÚSTRIA CAPIXABA PÓS-1990: UM OLHAR CRÍTICO A PARTIR DO “POLÍGONO”

Autores

  • Savio Bertochi Cacador Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Analista do Instituto Euvaldo Lodi-Espírito Santo (IEL-ES) Membro do Grupo de Estudos em Economia Industrial da UFES (GEOI-UFES)

Resumo

Este artigo analisa a performance da indústria do Espírito Santo no
período pós-1990 à luz das contribuições de Diniz (1993, 2000, 2002) sobre o processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo, que em grande parte migrou para uma região que vai da região central de Minas Gerais até a região nordeste do Rio Grande do Sul, chamada por ele de polígono. São comparadas as características marcantes da região do polígono que justificaram a atração das indústrias de São Paulo com os fatores de atratividade do Espírito Santo, numa tentativa de justificar porque tais indústrias se destinaram ao polígono e não a este estado. A justificativa apresentada é que a fragilidade da indústria local em termos de ciência, tecnologia e inovação, reflexo, dentre outras coisas, da baixa qualificação da mão-de-obra, representa um entrave importante a vinda dessas indústrias competitivas de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Como Citar

CACADOR, S. B. A INDÚSTRIA CAPIXABA PÓS-1990: UM OLHAR CRÍTICO A PARTIR DO “POLÍGONO”. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/21. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |